Entrevista com Pontes de Miranda
Confira entrevista imperdível que Pontes de Miranda concedeu ao Jornal o Estado de S. Paulo em 1979, aos 87 anos de idade, em seu último ano de vida.
Nela, o ilustre jurista revela porque resolveu estudar Direito quando já estava com viagem marcada para a Inglaterra onde estudaria Matemática e Física. Também descreve sua convivência com Albert Einstein quando exerceu a diplomacia em Nova Iorque e as conversas que tinha sobre as ciências exatas com o gênio da física.
Demonstrando viva sagacidade, mesmo na idade avançada em que se encontrava, falou sobre questões em voga à época e que se mantém pertinentes nos dias de hoje, tais como reforma do Judiciário, perda de prestígio do Direito no Brasil e proliferação das Faculdades de Direito. Quanto a esta última questão, assim se manifestou em sua resposta:
“… O número de professores que dizem tolices é enorme. Não tratam o Direito como ciência, preferem tratá-lo de acordo com seus interesses, como professores ou advogados, como políticos. Ora, o Direito deve ser encarado e estudado cientificamente…”
A entrevista conta com algumas informações curiosas reveladas por Pontes de Miranda. Uma delas é a do scotch President, um scotch paulista, feito na Escócia”, que recebeu esse nome por, antes de ser comercializado, ter sido encomendado por amigos do presidente eleito Júlio Prestes, exímio conhecedor de whisky.
Merece destaque também o interesse do escritor pelo futuro das crianças, sendo que constantemente realizava perguntas como “O que pretende ser quando crescer?”, interessando-se pelas diferentes respostas que recebia, como se lê neste trecho:
“Em São Paulo eu também faço perguntas. Um menino me disse que pretendia estudar todas as raças do mundo. Respondi com outra pergunta: ‘Mas você, que é paulista, a que raça pertence?’ Ele então retrucou: ‘A minha não interessa, pois aqui em São Paulo temos todas as raças’.”
A entrevista foi digitalizada e está nas imagens que seguem:
Fonte: Blog Direito e Democracia
Clique para ampliar.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook
Para notas comparativas entre o CPC/1973 e o projeto do novo CPC, veja o livro Código de Processo Civil Comentado – com remissões e notas comparativas ao projeto do novo CPC.
Conheça a coleção Processo Civil Moderno.
* * *











fonte: Blog Direito e Democracia.
Veja também apresentação do perfil de Francisco Cavalcante Pontes de Miranda no Programa Academia:
O grande gênio brasileiro.
Sou fã de carteirinha de Pontes de Miranda. Fiquei muito contente em conhecer a entrevista. Temos que divulgar a sua vida e, especialmente – claro! -, a sua obra científica.
Alto nível nosso alagoano.
corrigindo… “extremamente”… “desbancar”…
O cara era um génio estremamente simpático. Devemos muito a ele por desvendar com um olhar científico o direito. A sua teoria do fato jurídico é excepcional e debanca a dos alemães.
Espécie em extinção…