“Fundamentos da Mediação e da Conciliação”, por Petronio Calmon

Pré-venda da obra “Fundamentos da Mediação e da Conciliação”, 2.ª edição, de Petronio Calmon.
O livro é uma sistematização científica dos meios de solução dos conflitos (autotutela, autocomposição e sentença) e dos mecanismos para obtenção da autocomposição (negociação, mediação e conciliação), fruto de uma vasta pesquisa bibliográfica e da experiência do autor como mediador.
Ao contrário do tempo da primeira edição do livro, a mediação vem sendo largamente praticada no Brasil e em muitos outros países, tornando-se ainda mais importante o conhecimento profundo a respeito do tema, para evitar equívocos que podem minar essa tão rica experiência.
O trabalho aprofunda a análise dos mecanismos, para que todos sejam praticados correta e adequadamente, em um verdadeiro sistema multiportas, abrangendo toda a sociedade.
Mediação é, sobretudo, um mecanismo social, em que a dignidade humana é exaltada pela total independência do Estado, pela demonstração de que não é necessária a sua tutela para que os conflitos sejam resolvidos em sua profundidade psicológica e social.
Petronio Calmon é Doutor em Direito Processual pela USP – Universidade de São Paulo, Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Diretor do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual, membro da Associação Internacional de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Autor e coordenador de livros e artigos jurídicos, Presidente do Conselho Editorial da Editora Gazeta Jurídica e LeCalmon. Diretor do IBEP – Instituto Brasiliense de Ensino e Pesquisa e colaborador do Instituto Mediazione, onde é um dos professores do Curso de Capacitação de Mediadores. Atua como mediador comunitário no Projeto Batucadeiros, em Recanto das Emas, Brasília.
A obra pode ser adquirida no site da Gazeta Jurídica, aqui.
* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook
Folheie as obras do Prof. Medina:
CF Comentada
CPC Comentado
Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4
* * *
Fonte: Terra.
Deixe um comentário