A série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”, que retoma a história da Justiça eleitoral no Brasil, traz o depoimento do Ministro José Carlos Moreira Alves.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1981 a 1982, Moreira Alves relata sobre a época em que esteve atuando no TSE: “foi um dos períodos mais trabalhosos da minha vida”, enfatizando que a Justiça Eleitoral “apresenta dificuldades, dada a circunstância de que o problema eleitoral é um problema que acarreta muita paixão e conseqüentemente, com isso, é uma Justiça que não é fácil de se exercer”.
* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook
Folheie as obras do Prof. Medina:
CF Comentada
CPC Comentado
Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4
* * *
O segundo bloco do programa conta com a participação do advogado Pedro Gordilho, ministro na época em que Moreira Alves assumira a Presidência do TSE. Segundo o Advogado “o Tribunal teve um papel relevante na história contemporânea do Brasil, ao propor e executar uma exegese interpretativista. O Tribunal interpretou a Constituição vigente e deu uma mobilidade permitindo que a vitalidade democrática se reconstituísse num prazo, talvez, menor do que se esperava”. A Seguir íntegra da entrevista.
Deixe um comentário