Em pesquisa realizada por Bruno Meyerhof Salama e Thiago Jabor Pinheiro, constatou-se grande influencia do Poder Judiciário sobre o elevado custo de crédito no Brasil. O estudo intitulado “Citizens vs. Banks – Institutional Drivers of Financial Market Litigiousness in Brazil”, demonstra que em processos judiciais entre instituições financeiras e tomadores de crédito, onde há êxito do devedor, ocorre uma redução da efetividade dos mecanismos de garantia. Entre elas encarecimento do crédito.
* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook
Folheie as obras do Prof. Medina:
CF Comentada
CPC Comentado
Código Civil comentado
Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4
* * *
Nota-se também a baixa efetividade dos Poderes Legislativos e Executivos. Salama e Pinheiro afirmam que o elevado número de ações não é um problema conjuntural e sim estrutural envolvendo as ordens políticas, econômicas, e jurídicas. Os autores ainda sustentam quem é necessário encontrar maneiras de proteger o crédito, ou o mercado não se normalizará.
Para Salama,” a principal lição a tirar desse trabalho é que a alta litigiosidade no mercado financeiro é um impedimento para a plena normalização da economia brasileira”.
Leia a íntegra da matéria aqui.
Fonte: Direito GV
Deixe um comentário