Uma reflexão sobre o primitivismo político e a sobrevivência da democracia

Estadão, por Conrado Hübner Mendes.

Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional na Universidade de São Paulo, discute em seu artigo ao Estadão sobre os surtos agudos de primitivismo político que o Brasil tem vivenciado. Esse fenômeno não está determinado a debater ideias e propostas à luz de fatos e evidências, mas a agredir e desqualificar seus adversários.

            Um exemplo de tal primitivismo é o deputado do PP que mobilizou o seu partido para pleitear a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O deputado dispara constantemente ofensas contra as minorias e comentários racistas, homofóbicos, sexistas e elitistas, além de apelar para a religião e fé a fim de conquistar votos fundados na discriminação, prática pelo autor o autor dá a denominação de bolsonarismo.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado
Código Civil comentado

Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

         O bolsonarismo vai contra os princípios democráticos e os direitos fundamentais, incentivando a demagogia, a repressão da pobreza e o endurecimento da violência estatal. Para sobreviver a esses ataques, a democracia deve alijar as ideias que atacam a sua própria condição de existência, sem que isso ultrapasse a fronteira da liberdade de expressão.

            Para isso, o autor defende a construção e manutenção de uma esfera pública que rotinize práticas democráticas, que seriam facilitadas pela multiplicação de espaços públicos nas cidades, onde se possa conviver com a diferença e apreciar a pluralidade brasileira. Além disso, segundo Hübner, a democracia se guarda por meio de líderes que, diante da baixa política e do medo da derrota eleitoral, tenham coragem de arriscar seus cargos em defesa dos princípios democráticos.

Veja a crítica na íntegra aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s