Justiça do RS obriga gestante a se submeter à cesariana

Folha de São Paulo, por Giovanna Balogh

Adelir Carmem Lemos de Goes, grávida de 42 semanas, procurou o hospital Nossa Senhora dos Navegantes com dores lombares no ventre, e decidida a fazer seu parto normal. Entretanto, a médica Andrei Castro determinou que a gestante fosse submetida a uma cesariana, pois, segundo ela, tanto a mãe como o bebê corriam risco de morte. Ao recusar submeter-se  a tal procedimento, Adelir assinou um termo de responsabilidade e deixou o hospital.

O Ministério Público, ao ser procurado pela médica, acionou a Justiça. Os argumentos médicos foram aceitos pela juíza Liniane Maria Mog da Silva, que determinou que Adelir fosse levada ao hospital.

Segundo a doula Stephany Hendz, os exames preliminares constaram que o bebê estava saudável. Ela afirma que, enquanto a Adelir estava sendo examinada, foi lhes dito que o bebê estava sentado, entretanto isso não foi mostrado no ultrassom.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado
Código Civil comentado

Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

O pai da criança, Emerson Guimarães, confirmou os fatos expostos pela doula e disse acreditar que foram enganados para que Adelir fosse induzida a uma cesárea. Emerson relata que um oficial de Justiça, acompanhado de policias e de uma ambulância, dirigiu-se à residência da família e determinou que a gestante fosse levada ao hospital.

O hospital negou, em nota, ter induzido a cesariana, justificando o acionamento da Promotoria pelo risco iminente de morte que Adelir e sua filha corriam.

Veja a notícia completa aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s