Pensar como advogado ou pensar como mediador?

NWSidebar, por Michael Heatherly

Nas faculdades de Direito os alunos são ensinados a “pensar como advogado”. Entretanto, segundo Michael Heatherly, a maioria das pessoas, até mesmo advogados, tem receio quanto a pessoas que “agem como um advogado”.

Uma área presente na vida de muitos advogados é a de resolução de conflitos, onde o próprio advogado atua como conciliador ou mediador. Nessa área, é preciso que o advogado desligue o “pense como advogado”. Um advogado representa o lado de seu cliente, e, em contraste, um mediador conhece os dois lados, buscando conhecer suas situações e pensamentos.

Como advogado envolvido em um litígio, você pode emitir uma intimação, apresentar uma moção, solicitar ao tribunal a aplicação de sanções, etc. Já a mediação, em geral, não possui regras processuais.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado
Código Civil comentado

Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

Algumas mediações são metódicas, que é confortável para a maioria dos juristas. Todavia, muitas mediações envolvem lidar com as necessidades emocionais das partes.  Em casos de danos pessoais , por exemplo, a responsabilidade financeira do réu é normalmente coberta por uma companhia de seguros, que se baseia, essencialmente, em uma tomada de decisão de negócios. Para o autor, por outro lado, o acordo significa mais do que simplesmente resolver a parte financeira, significa também resolver a parte emocional .

Michael Heatherly conclui que o trabalho do mediador é orientar as partes em direção a uma solução do conflito, usando a sua experiência e conhecimento da lei. Ademais, é preciso dar-lhes a oportunidade de expressar seus sentimentos, o que, muitas vezes, abre caminho para uma negociação mais eficiente que acabará por resolver o conflito.

Veja o artigo na íntegra aqui.

Fonte: NWSidebar

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s