Criada a primeira vara especializada em tentativas de conciliação no Brasil

Conjur 

A adoção de métodos participativos de resolução de conflitos é prática consolidada e que vem sendo aperfeiçoada na Justiça Federal do Rio Grande do Sul. A partir de julho, o estado contará com a primeira vara federal do país especializada em conciliação. A competência e o funcionamento da nova unidade, denominada 26ª Vara Federal de Porto Alegre, foram especificados na Resolução 38/2014, publicada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A 26ª Vara Federal será responsável por intermediar e resolver contendas processuais e pré-processuais de questões cíveis, administrativas, fiscais, previdenciárias, além de todas aquelas em que a lei permite uma solução pacífica. Os processos serão encaminhados por redistribuição das varas da capital. Excepcionalmente, a equipe poderá realizar mutirões em ações que tramitam nas subseções do interior gaúcho.

A unidade contará com dois juízes federais atuando exclusivamente com conciliação, o que resultará em uma prestação jurisdicional ainda mais qualificada, segundo a direção da Justiça Federal gaúcha.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado
Código Civil comentado

Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

Em fevereiro, o TRF4 superou a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça e passou a contar com centros especializados em conciliação – os Cejuscons – em todos os municípios com mais de uma vara federal instalada. Atualmente, além da capital, 15 subseções judiciárias contam com Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania em funcionamento.

Nos últimos 12 meses o Cejuscon da Capital recebeu 22 mil ações por redistribuição. Foram 9 mil audiências realizadas e 7,5 mil acordos homologados. O volume de trabalho foi considerado excessivo em comparação à estrutura existente, o que ajudou a impulsionar a proposta de criação de uma vara especializada no tema.

Fonte: Conjur

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s