Folha de S. Paulo, por Flávia Foreque
Em reportagem ao jornal Folha de São Paulo, a jornalista apontou que no Brasil, a taxa mais alta de formandos no ensino superior deriva dos cursos de direito e administração. Juntos, esses somam 23% das graduações presenciais.
No entanto, nos últimos 2 anos, houve uma queda de 3% no número de formandos em direito. O movimento de baixa também atingiu o curso de administração, no qual o percentual chegou a 11,86%. Os cursos de medicina não apresentaram nenhuma queda mas, houve uma redução na taxa de matrículas.
* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook
Folheie as obras do Prof. Medina:
CF Comentada
CPC Comentado
Código Civil comentado
Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4
* * *
Para o doutor em administração, Samuel Melo Júnior, a queda na área pode ser explicada pela maior procura dos alunos por cursos tecnológicos, que apresentam uma menor duração e resultam, portanto, numa inserção mais rápida no mercado de trabalho.
Já o Ministério da Educação aponta outra explicação para a queda: as medidas de supervisão e fiscalização do governo federal resultaram em fechamento de vagas ou congelamento de vestibular em cursos considerados de má qualidade.
Nos últimos 10 anos, essa foi a primeira vez que uma diminuição de bacharéis em direito ocorreu. Em 2012, aproximadamente 98 mil estudantes concluíram o curso e no ano passado os formandos foram reduzidos a 95 mil.
-Fonte: Folha de S. Paulo
Leia o texto na íntegra aqui.
Fonte: Folha de S. Paulo
Deixe um comentário