Com uso de estratégia adequada, juiz obtém 100% de acordos em processos judiciais

CNJ, por Regina Bandeira.

Uma técnica de psicologia chamada Constelação Familiar, tem sido o instrumento utilizado pelo juiz Sami Storch, no interior da Bahia, para impedir que os conflitos familiares e pessoais transformem-se em processos judiciais. A dinâmica, criação do teólogo, filósofo e psicólogo alemão Bert Hellinger, proporciona às partes um método terapêutico, o que para Storch resultou em 100% de acordos nos processos.

Na Vara Criminal e de Infância e Juventude de Amargosa, onde Storch trabalha, o método tem sido utilizado atualmente em adolescentes envolvidos em atos infracionais, processos de adoção e autores de violência doméstica. Os índices nesses casos ainda não foram apontados, mas o magistrado acredita que o número irá apresentar crescimento.

“Um jovem atormentado por questões familiares pode tornar-se violento e agredir outras pessoas. Não adianta simplesmente encarcerar esse indivíduo problemático, pois se ele tiver filhos que, com as mesmas raízes familiares, apresentem os mesmos transtornos, o problema social persistirá e um processo judicial dificilmente resolve essa realidade complexa. Pode até trazer algum alívio momentâneo, mas o problema ainda está lá”, afirma o juiz.

* * *

Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado
Código Civil comentado

Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

O processo da Constelação tem início com uma palestra sobre os vínculos familiares, na qual o juiz destaca as causas das crises nos relacionamentos e a melhor forma de lidar com esses conflitos. Depois, as partes realizam uma meditação, para que cada um avalie seu sentimento. Só então o método de Constelação, propriamente dito, permite que os envolvidos manifestem uma série de emoções ocultas capazes de revelar as origens dos conflitos apresentados.

O método já atingiu outras regiões, na cidade de Castro Alves, por exemplo, nos conflitos em que ambas as partes vivenciaram o processo de Constelação o número de acordos também foi de 100%. Para Storch a técnica pode representar a chave para uma Justiça mais competente na resolução dos embates.

A Semana Nacional da Conciliação é um evento anual, no qual seleciona-se os processos passíveis de acordo para então impulsionar as partes a negociar a solução dos conflitos. A edição desse ano ocorrerá entre os dias 24 e 28 de novembro e já conta com 29 agendamentos cujas partes participaram da vivência da Constelação Familiar.

Leia o texto na íntegra aqui.

Fonte: CNJ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s