“Patente essencial” é objeto de decisão do Cade

Valor Econômico

Patente essencial ou standard essential patent (SEP) é a “declaração de essencialidade que concede a empresa o direito exclusivo de receber royalties por suas criações, contudo o licenciamento deve ser negociado em termos frand –justos, razoáveis e não-discriminatórios”, consoante informaram os professores ouvidos por reportagem do jornal Valor Econômico.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica julgou procedente que a empresa sueca de tecnologia, Ericsson, tenha monopólio de sua patente. Ela tinha sido acusada de cobrar royalties abusivos e recusar o licenciamento de sua patente, considerado indispensável para o avanço da telefonia 3G.

A Companhia TCT que comercializa a marca Alcatel no Brasil recebeu liminares para que retirasse seus produtos do mercado. Uma vez que o Conselho entendeu que o caso aborda disputa privada e não prejudica o mercado de telefonia, portanto, não fere a ordem econômica brasileira.

A patente essencial visa impulsionar novos mercados e tecnologias. Entretanto, quando usada para “limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa deve se aplicar as sanções”, conforme o art. 36 da Lei 12.529/11.

Embora muito comum na Europa, Estados Unidos, China e Coreia, a questão da patente essencial é uma tendência nova no Brasil. Eventualmente, pode ser divergente, pois, ao mesmo tempo que incentiva o investimento em inovação, seu excesso pode limitar a criação de novos produtos. Assim, cabe ao Direito Concorrencial estabelecer um equilíbrio.

Confira a íntegra da notícia aqui.

Fonte: Valor Econômico.

***

Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

E conheça suas obras mais recentes:

Novo Código de Processo Civil Comentado

Direito Processual Civil Moderno

Constituição Federal Comentada 

Código Civil Comentado 

***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s