Advogado do futuro deverá estar preparado para mediação e conciliação

TJMS

Na última terça-feira, dia 18 de agosto, a OAB-MS em parceira com a Escola de Advocacia (ESA) promoveu o curso “Mediação e a Advocacia no Mato Grosso do Sul” que abordou a temática técnicas autocompostivas de solução de conflitos.

O palestrante e desembargador, Romero Osme Dias Lopes afirma que a mediação e conciliação é um método de atuação do futuro da justiça brasileira. “O paradigma do advogado do futuro é este. Ele judicializa, ingressando com a ação ou fazendo a contestação para o seu cliente, e em seguida faz a mediação ou conciliação. Estes métodos vieram para ficar”. Dias é coordenador de mediação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do TJMS.

Nilton César Antunes da Costa, advogado e palestrante do curso, acredita que a auto composição beneficia o cliente. O advogado deve ter uma atitude colaboracionista e não competitiva. Sua postura tem de ser de conciliador ou mediador, não de julgador. Para Nilton, sustentar uma tese jurídica e um posicionamento em uma audiência não são medidas efetivas.

Romero Osme ainda revelou como o Nupemec e os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) funcionam. Campo Grande já possui quatro centros instalados. E o objetivo é que todas as comarcas do Mato Grosso do Sul possuam Cejusc. Para isso, o magistrado faz diversas palestras no interior de todo o estado, baseado na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Confira a Resolução nº 125 de 2010 do CNJ aqui.

Confira a íntegra da notícia aqui.

Fonte: TJMS.

***

Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

E conheça suas obras mais recentes:

Novo Código de Processo Civil Comentado

Direito Processual Civil Moderno

Constituição Federal Comentada 

Código Civil Comentado 

***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s