Em entrevista ao Migalhas, Humberto Theodoro Junior, renomado jurista brasileiro, elencou as três principais vertentes do Novo Código de Processo Civil e as falhas do Judiciário Brasileiro.
Há no Novo CPC uma Aproximação do Código de Processo Civil com a Constituição Federal. Nos 12 primeiros artigos, há uma união do sistema processual com as garantias constitucionais. A segunda vertente é de Valorização da Jurisprudência. O Código incentiva a uniformização da jurisprudência. Para que a sociedade conheça quais os entendimentos predominantes nos tribunais. E por último, A Preocupação com a Celeridade Processual e a Duração Razoável dos Processos. Além da simplificação dos procedimentos, o texto legal criou inúmeros mecanismos de julgamento para causas repetitivas. Como o Julgamento por Amostragem, que após ser proferido, é aplicado a milhares de causas análogas. O CPC/15 preocupa-se também com a simplificação das fórmulas e a valorização do Julgamento de Mérito para evitar nulidades e embaraços à obtenção da verdadeira composição dos litígios.
Humberto afirma que a criação de um Novo Código não é a solução para resolver os problemas da Judiciário. Isso porque não se trata de um problema legislativo, mas organizacional. A Justiça encontra-se sem recursos, sem técnicas, sem modernidade de administração e sem preparação para enfrentar a contemporaneidade brasileira. É necessária a modernização do serviço, a preparação dos profissionais e a adoção de técnicas de gestão atuais.
É um desafio modernizar o Sistema Jurídico em um país em que a ineficácia do serviço público é notória em todos segmentos. Contudo, na Justiça, a escassez de recursos fica mais evidente porque o cidadão sente a dor da injustiça. Com a vigência do Novo Código de Processo Civil, é preciso meditar, pensar e compreender o Direito a partir de um ponto de vista mais ético, mais eficiente e mais justo. O Direito é a busca da Justiça por toda a sociedade.
Veja o vídeo da entrevista:
Veja a íntegra da notícia aqui.
Fonte: Migalhas.
***
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook
E conheça suas obras mais recentes:
Novo Código de Processo Civil Comentado
Direito Processual Civil Moderno
Constituição Federal Comentada
***
Deixe um comentário