Queda de licenciaturas evidencia crise no magistério no PR

Queda de licenciaturas evidencia crise no magistério no PR

Bem Paraná
 

PUCPR e Tuiuti confirmaram que não haverá vestibular para quatro cursos voltados à formação de professores.

A notícia do fechamento de dois cursos de licenciaturas (Letras/Português e Letras Português e Espanhol) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da suspensão da oferta de outros dois (Artes Visuais e Ciências Biológicas) na Universidade Tuiuti do Paraná, a partir de 2014, são os sinais mais evidentes sobre os riscos de uma crise na Educação: podem faltar professores destas áreas no futuro.

Esse risco se anuncia já há alguns anos, segundo profissionais e especialistas. “Nós não temos mais professores de física, biologia, química, matemática e de outras áreas no mercado e os que estão hoje nas salas de aula do ensino básico e fundamental, todos sem exceção, têm mais de 35, 40 anos”, afirma José Antonio Karan, diretor de Ensino Superior do Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná (Sinepe-PR).
Karam ressalta que não há interesse dos jovens em trabalhar como docentes e, a evidência deste cenário, está no fechamento de cursos de licenciaturas, como os da PUCPR e da Tuiuti, que reflete a baixa procura pelo magistério.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado 
Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

Um dos indícios desta realidade apontada pelo dirigente sindical é a relação candidato por vaga do concurso do Vestibular 2012/2013 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde os cursos de licenciaturas de todas as áreas do saber aparecem como os de menor procura.
A relação de candidato por vaga em licenciatura de Física, por exemplo, é de 1,93, de Química, de 2,78, e de Matemática, de 1,86. Na área de licenciaturas a maior concorrência encontrada foi de 10,08, no caso do curso de História, e de 9,72, para o curso de Letras Português/Inglês.
A PUCPR não divulga a relação de candidatos por vaga dos cursos, conforme informações da assessoria da instituição e, de acordo com a nota distribuída, a PUCPR não explica o motivo do fechamento dos dois cursos. Já na Tuiuti, a suspensão da oferta foi explicada pela falta de procura, ou seja, não houve inscritos suficientes nos dois cursos nos últimos concursos vestibulares ofertados pela instituição.
Informações extraoficiais, no entanto, dão conta que os cursos de Letras da Pontifícia Universidade Católica teriam sofrido 40% de queda na procura e que nos três últimos anos o número de inscritos não é suficiente para fechar uma turma.  Há ainda a possibilidade de outros cursos serem fechados nos próximos anos pelos mesmos motivos, segundo a fonte citada.

Fonte: Bem Paraná

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s