Brasil é o País com o pior retorno de impostos à sociedade, diz IBPT

Brasil é o País com o pior retorno de impostos à sociedade, diz IBPT

O Brasil está entre as 30 nações com as maiores cargas tributárias do mundo pela quarta vez consecutiva, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Os dados também mostram que entre dentre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil é o que proporciona o pior retorno dos valores para a sociedade.De acordo com o IBPT, o índice de retorno de bem estar à sociedade – resultado da somatória da carga tributária de 2011 com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País – aponta que o brasileiro recebe o pior retorno mesmo entre os países com a maior carga tributária, ficando atrás da Argentina, Uruguai, Israel, Luxemburgo e Eslovênia. Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul são os países que mais dão retorno da carga tributária à população.

* * *

Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Para notas comparativas entre o CPC/1973 e o projeto do novo CPC, veja o livro Código de Processo Civil Comentado – com remissões e notas comparativas ao projeto do novo CPC.

Conheça a coleção Processo Civil Moderno.

* * *

Segundo o IBPT, o estudo reforça a necessidade de cobrar dos governos federal, estaduais e municipais uma melhor aplicação dos recursos arrecadados para que o volume de impostos cobrados da população seja revertido em serviços público de qualidade, como fazem as demais nações”.

É importante que se diga que todos os cidadãos brasileiros pagam impostos, mesmo aqueles que estão isentos do Imposto de Renda das Pessoa Física, porque consomem produtos e serviços que têm uma alta carga tributária embutida, mesmo aqueles de primeira necessidade, como: arroz (17,24%), feijão (17,24%), carne (23,99%), pasta de dente (31,37%), caderno escolar (34,99%) e outros”, afirmou, em nota, João Eloi Olenike, presidente do instituto.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s