Pesquisa revela visão de estudantes brasileiros sobre universidades do futuro

BBC, por Alessandra Corrêa

Uma pesquisa feita pela Laureate Education, empresa que reúne instituições de ensino superior em 29 países, divulgou que, para os estudantes brasileiros de rede privada, as universidades deverão ter no futuro foco cada vez maior na preparação dos alunos para que se sobressaiam no mercado de trabalho. A empresa perguntou a 20,8 mil de seus estudantes ao redor do mundo como acreditam que as universidades vão mudar nos próximos 15 anos e como pensam que elas deveriam mudar.

O levantamento, feito pela Zogby Analytics, ouviu 4,3 mil estudantes no Brasil, de nove universidades do grupo. Entre eles, 78% responderam que, no futuro, a maioria dos cursos deverá ensinar habilidades com foco na carreira, e 74% disseram que empregadores deveriam oferecer estágios pagos durante o curso.

Para a maioria dos estudantes brasileiros, o planejamento dos cursos universitários deve estar focado em ajudar o estudante a encontrar um emprego. “A faculdade deveria nos ensinar a realmente ganhar dinheiro”, resumiu um brasileiro.

* * *
Acompanhe o Prof. Medina no Twitter e no Facebook

Folheie as obras do Prof. Medina: 
CF Comentada 
CPC Comentado
Código Civil comentado

Processo Civil Moderno, volumes 1, 2, 3 e 4 
* * *

A pesquisa revela que os estudantes acreditam que a internet e as mídias sociais serão usadas como ferramenta de ensino.  Um total de 26% dos brasileiros pesquisados diz acreditar que, no futuro, mais cursos serão disponíveis online, e para 70% a maioria dos livros e material de estudo estará disponível de graça na internet.

Entre todos os pesquisados no mundo, a maioria diz acreditar que a instituições terão bibliotecas online nas quais os estudantes poderão acessar livros e outros materiais sem custo. No total, 43% dos alunos disseram esperar pela possibilidade de acesso à educação personalizada online, “o que poderá tornar a experiência tradicional em sala de aula menos importante”.

A pesquisa aponta, também, que os estudantes acreditam na flexibilidade e inovação dos cursos. Mais da metade dos consultados ao redor do mundo disseram acreditar que a maioria dos cursos será oferecida em qualquer horário do dia ou da noite.

Leia o texto na íntegra aqui.

 
Fonte: BBC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s